Quer correr mas não tem ideia de como começar? A B2 Online esclarece algumas dúvidas sobre a prática.
Como começo? Caminhe por um período de tempo que você se sinta confortável, entre 10 e 30 minutos. Uma vez que você conseguir andar por 30 minutos facilmente, faça pequenos trotes de 1 a 2 minutos durante sua caminhada. Conforme o tempo for passando, aumente as sessões de corrida até que você consiga correr por 30 minutos seguidos.
É normal sentir dores durante a corrida? Sentir certo desconforto é normal conforme você adiciona distância e intensidade ao treino. Mas dores fortes não são normais. Se alguma parte do seu corpo dói tanto a ponto que você tenha que mancar durante a corrida ou mudar sua passada, fique atento. Pare de correr imediatamente e tire alguns dias de folga. Se você não tem certeza sobre a dor, tente andar por um minuto ou dois para ver se o desconforto desaparece. Se não desaparecer, procure um médico.
Posso correr com tênis normais? Correr não requer muito investimento em equipamentos e acessórios, mas você tem que ter pelo menos um bom par de tênis de corrida. Ao contrário dos tênis comuns, calçados de corrida são feitos para ajudar o seu pé a aterrissar apropriadamente no chão, reduzindo a quantidade de impacto que é transmitido à sua perna.
Sinto falta de ar quando corro, há algo errado? Sim, você está provavelmente correndo rápido demais. Relaxe e diminua o passo. Um dos maiores erros dos iniciantes é correr rápido demais. Concentre-se em respirar fundo pela barriga, e se você achar que precisa, inclua intervalos de caminhada no treino.
Como me previno daquelas dorzinhas laterais quando corro? Essas dores são comuns entre iniciantes porque seu abdômen não está acostumado ao movimento da corrida. A maioria dos corredores afirma que essas dores vão embora depois que o condicionamento aumenta. Além disso, não coma alimentos sólidos uma hora antes de correr. Quando você sentir uma pontada, respire fundo, concentrando-se em expirar todo o ar para fora de seu abdômen. Isso vai alongar o músculo do seu diafragma.
Devo fazer musculação para construir meu condicionamento? Trabalhar força e flexibilidade é sempre recomendável, especialmente para prevenir lesões. E você, tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente!
Captcha