Antes de começar este artigo, convido você a conhecer o significado de procrastinar segundo o dicionário: “transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair”. Ou seja, procrastinar é deixar para depois aquilo que precisa ser feito.
Na maioria das vezes, a procrastinação costuma ser involuntária e até mesmo inconsciente. Quantas vezes você ia fazer alguma tarefa e parou para mexer no celular ou ver TV? Quando se deu conta já haviam passado mais de horas e você não concluíu o que tinha que fazer.
Isso acontece porque estamos constantemente em busca de um prazer imediato e aquela olhadinha nas redes sociais, conversa com alguém no whatsapp ou aquele videozinho que você parar para ver, vai acabar te proporcionando esse prazer imediato.
A procrastinação é inimiga da disciplina, mas pode ser vencida através de algumas técnicas e hábitos que podemos desenvolver com o tempo. Por isso, temos aqui algumas dicas para te ajudar a evitar a procrastinação e consequentemente, ser mais produtivo:
1 - Tenha uma lista de afazeres
Parece óbvio, mas ter uma lista do que deve ser feito vai te ajudar muito a vencer a procrastinação. As listas servirão como guias das coisas que devem ser realizadas no dia e você poderá inclusive estabelecer uma ordem de prioridade.
Resolva as coisas mais importantes pela manhã, assim o que não der tempo de fazer depois pode ser realocado para o dia seguinte. Ao chegar a noite, a sensação de que o que era urgente foi feito será sensacional. 2 - Estabeleça pequenas metas
Olhar grandes projetos ou tarefas que precisam ser feitas pode ser desesperador. Por isso, ao invés de pensar macro, busque pensar em pequenas metas que você precisa fazer para atingir determinado resultado
Essa técnica vai te ajudar a se concentrar melhor em dar um passo de cada vez e diminuir o estresse e ansiedade de ter que resolver tudo. Além disso, cada meta estabelecida que for atingida vai gerar a sensação de vitória, dando a sensação de prazer imediato que tanto buscamos.
3 - Entenda os motivos da sua procrastinação
Isso mesmo! Entender o motivo de procrastinar pode ajudar muito no processo de mudança de atitude, dessa forma você pode analisar os motivos que te levam a adiar atividades, decisões, compromissos, etc.
Por exemplo, pode ser que você esteja evitando tomar uma decisão pois acredita que ela será muito estressante, mas ao adiá-la você começa a se auto cobrar sobre o assunto e se sentir tão estressado (ou mais) do que a própria situação em si. Encontre o “porque” e achar a solução será bem mais fácil!
Essas três dicas podem te ajudar a vencer a procrastinação, que tal começar a colocar em prática hoje mesmo? Além de ser mais produtivo, ao conseguir vencer a procrastinação você se sentirá muito mais leve e menos estressado, pode acreditar!
Por fim, não se esqueça que o que acaba com a procrastinação é a ação, então comece a agir e logo você poderá colher os resultados de uma vida mais ativa e disciplinada!
Captcha