B2DICAS
❇️Se você é adepto do mundo fitness, com certeza, já ouviu falar sobre o jejum intermitente.
Na contramão do que diziam os especialistas, que o ideal é comer de 3 em 3 horas, ele traz a ideia de passar várias horas sem se alimentar e só comer quando realmente sentir fome.
❗️Mas, afinal, o jejum intermitente faz bem?
Engana-se quem acha que, para aderir ao jejum intermitente, basta ficar sem comer por várias horas e está tudo certo. Ele tem regras que devem ser seguidas para não colocar a saúde em risco.
Uma delas é aliá-lo a uma alimentação saudável e rica em nutrientes, pois é necessário para o organismo ter um bom funcionamento. A outra é seguir os protocolos de jejum respeitando os limites do seu corpo.
✅BENEFÍCIOS
Pesquisas comprovaram que as células do nosso corpo fazem uma faxina interna quando ficamos em jejum. Com isso, elas prolongam a própria vida e, assim, a nossa longevidade.
Como o jejum intermitente favorece a queima de gordura corporal, é um grande aliado no combate a obesidade, diabetes e suas comorbidades, ou seja, ele auxilia na prevenção de todas as enfermidades que estão ligadas ao excesso de peso.
Além disso, as pessoas que seguem esse estilo de vida relacionam a ele uma melhora na qualidade da saúde e do bem-estar.
❌MALEFÍCIOS
O jejum intermitente feito sem acompanhamento profissional traz riscos à saúde que vão desde dores de cabeça, enjoos e tonturas até compulsão alimentar e outros problemas mais graves.
CONTRA INDICAÇÃO
Embora traga muitos benefícios, essa estratégia não pode ser feita por:
- Menores de 18 anos,
- Idosos,
- Gestantes,
- Lactantes,
- Diabéticos que usam insulina,
- Pessoas com baixo peso ou que sofrem de distúrbios alimentares.
❕Vale ressaltar que mesmo as pessoas que não se enquadram nas restrições podem apresentar muito desconforto ao praticá-lo e, se for o caso, não devem fazê-lo.
❇️O jejum intermitente auxilia no emagrecimento e pode fazer bem para a saúde, desde que feito de maneira correta: com hábitos de vida saudáveis e acompanhamento do nutricionista.
Por isso, se deseja utilizar essa estratégia, consulte um profissional.
Deixe um comentário