A compra de artigos esportivos não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. A decisão de comprar um calçado para corrida pela internet, por exemplo, pode se tornar um grande desafio quando não se tem o conhecimento para fazer um bom negócio e ficar satisfeito com a compra.
É muito comum que um vendedor demore dois ou mais dias para enviar um produto que você acabou de comprar, isso pode gerar atraso na entrega e uma enorme frustração. Essa demora ocorre porque nem todas lojas têm um estoque organizado e otimizado e acabam se enrolando e acumulando envios pendentes. E nesse caso, quem paga o pato é você! Pois muitas lojas online não são transparentes com os compradores, e não calculam o prazo de entrega de maneira transparente. Ninguém quer essa demora nem ficar esperando ansioso por sua compra durante mais tempo. Mas claro, não são todas as lojas que tem esse tipo de estratégia e algumas delas surpreendem na confiabilidade e agilidade de entrega. Por isso, fomos pesquisar alguns players do mercado digital e encontramos a B2 Online. Uma empresa mineira distribuidora de mais de 30 marcas esportivas que tem um fluxo de venda pensado no cliente.
Com esse modelo de negócios, a loja tem se destacado entre os clientes e vem tendo resultados expressivos. A B2 Online também está em vários marketplaces como a Netshoes, Centauro, Dafiti, Mercado Livre e outros. Atualmente são mais de 15mil pedidos enviados por mês, o prazo de envio dos pedidos feitos nesses sites é de até 1 dia útil após a aprovação do pagamento. Com a velocidade na expedição dos produtos, os índices de satisfação dos clientes vem crescendo cada vez mais. Além disso, a fidelidade entre as fotos do site e os produtos entregues também foram determinantes para que as devoluções por arrependimento despencassem.
Se atentar para o prazo de troca de um produto das lojas online também é muito importante. Daniel Marçal Gerente de operações da B2 Online garante que a estratégia da empresa evoluiu muito nos últimos anos e foram criados os processos necessários para garantir total controle na operação do dia a dia, entre eles a idéia de estender o prazo de troca para até 30 dias a contar do recebimento do produto.
Diogo, Coordenador do Time de SAC da B2 Online salientou que o monitoramento e atenção no atendimento ao cliente para um retorno definitivo das tratativas é essencial. “Uma vez ligamos para uma cliente que tinha acabado de abrir uma demanda em um site de reclamações e resolvemos imediatamente o problema. Ela ficou surpresa, pois não esperava que receberia uma ligação nem muito menos uma solução tão rápida.” - nos contou Diogo. “Na compra online nada é pior do que ficar sem retorno e sem solução de um pedido cancelado, de um reembolso não realizado ou um pedido que não é entregue.” - completou o coordenador.
Falamos também com o César Reis, responsável pelo Marketing do site próprio da empresa que destacou estratégias que aumentaram o faturamento em quase 23%. “Criamos um programa de descontos contínuos para premiar os clientes que mais compravam”. “Pra quem já é adepto do PIX ou prefere pagar por boleto acaba ganhando mais 5% de desconto.”
Agora que você conheceu um pouco sobre essa empresa, vale a pena pesquisar a reputação da loja online e se certificar - temos certeza que irá se surpreender. Demos a você a faca e o queijo. Aproveite e bons treinos!
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